Sondagem Elétrica Vertical
Utilizado para determinação de pontos favoráveis a perfuração de poços artesianos.
As rochas são compostas minerais que apresentam propriedades físico-químicas, onde a geofísica trata dos aspecto físicos, por meio da resistência ou resistividade aparente. Para isso a geofísica funciona de forma que detecta os fraturamentos ou falhas através de parâmetros do meio, do qual acusam as anomalias.
Os melhores lugares para perfuração são locais onde apresentam rochas aflorantes que indicam a estratificação, foliação metamórfica, falhas e fraturas que propiciam a marcação de um ponto para estudo. Locais onde não apresentam afloramentos, más que apresentam estruturas geomorfológicas como exemplo as drenagens, que são consorciadas as estruturas tectônicas gerando os Lineamentos geológicos. Pontos favoráveis a perfuração.
A geofísica é indicada geralmente em locais onde não apresentam estruturas evidentes ou apresentam várias estruturas geológicas dos quais geram duvidas na hora da marcação do local para perfuração. A perfuração de um poço em se tratando de valores são caros, porem os mais caros são aqueles que não fazem uma geofísica.
O primeiro passo para realizar um estudo geológico-geofísico, é necessário fazer um mapeamento geológico por meio de imagens de satélite, onde é realizado analise por meio da sobreposição das estruturas geológicas. O segundo passo é analise in loco, onde o técnico responsável fará uma varredura no local para detecção das possíveis estruturas do passo anterior. O terceiro e último passo é realizado a instalação do equipamento no ponto determinado e coletado os dados para estudo.
Para nos contratar, entre em contato clicando aqui
Solis Consultoria Ambiental e Mineral
guilherme@solisconsultoria.com.br
(62) 99824-0523
(31) 9466-0699
Outorgas de Captação Direta
Outorgas de Poços Artesianos
Outorgas de Barragem
Outorgas de Piscicultura
Licenciamento Ambiental
CAR
Licença de Supressão Vegetal
Géofisicas
Poços de Monitoramento
Projetos de Irrigação